Desenvolva um plano de vendas para sua loja online de autopeças!
O plano de vendas define estratégias, metas e indicadores para todas as suas ações de incremento de vendas, desde o momento em que a sua empresa recebe um lead até a qualidade de atendimento do seu pós-venda.
O plano de vendas define estratégias, metas e indicadores para todas as suas ações de incremento de vendas, desde o momento em que a sua empresa recebe um lead até a qualidade de atendimento do seu pós-venda.
A importância do planejamento de vendas da sua empresa
O planejamento de vendas é uma ferramenta essencial para aumentar a performance da empresa, ele funciona como um guia que direciona as ações da equipe por meio da criação de metas e estratégias para elevar o índice de vendas. Além disso, ele aponta resultados específicos a serem alcançados, estabelece um curso de ação e ajuda os vários departamentos a se alinharem.
O plano de vendas deve:
- Definir objetivos/metas
- Analisar recursos disponíveis
- Analisar o mercado
- Avaliar a gama de produtos/serviços
- Avaliar o processo de vendas
- Identificar necessidade de treinamento
- Determinar a estratégia de vendas.
Por onde começar?
O planejamento começa pela análise histórica do desempenho em vendas do seu negócio. É um diagnóstico da situação atual da empresa e seus índices de venda alcançados até então.
Por meio de indicadores, avalie a performance do time de vendas nos últimos meses para, a partir de então, traçar objetivos realistas.
O próximo passo é a definição de objetivos. Saber aonde você quer chegar é fundamental para direcionar corretamente o planejamento de vendas.
Em seguida monte uma estratégia de marketing e faça a análise e alocação de recursos da empresa.
Por fim, elabore o plano de ação de vendas e defina os indicadores que serão utilizados para mensurar os resultados de todo plano elaborado.